Horários: 8h às 18h, Sábados: Centro: 9h às 14h, Barra: 9h às 15h.
Centro: Rua do Ouvidor, 89 | Barra: Shopping Downtown, Av. das Américas 500, Blc 11, Lj 106
faleconosco@cartorio15.com.br

Reconhecimento de Filho

É o ato através do qual, por meio de escritura pública ou testamento, feitos em Cartório de Notas, o pai ou a mãe assumem que uma determinada pessoa é seu filho biológico. Não há limite de idade para que se reconheça uma pessoa como filho, podendo, inclusive, ser feito após sua morte, caso existam descendentes do mesmo.

saiba mais...

1. O que é necessário para o ato?

É necessário o comparecimento pessoal do pai ou da mãe (que deve ser maior de 16 anos), portando os seus documentos pessoais (RG e CPF originais) e cópia da certidão de nascimento do filho.
Caso o filho seja maior, ele não poderá ser reconhecido sem o seu consentimento. Caso o filho seja menor, ele poderá impugnar o ato de reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem à maioridade (art. 1614 do CC/02)

2. É possível a revogação do ato de reconhecimento de filho?

Não, a escritura de reconhecimento de filho é um ato irrevogável (art. 1609 e 1610 do Código Civil de 2002), que independe de homologação judicial e deve ser levada ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais onde foi feito o registro de nascimento do filho para averbação. Se o filho for casado, também será necessária a averbação do nome do pai no registro do casamento e se tiver filhos, também será necessária a averbação do nome do avô no registro de nascimento dos netos.

3. É possível estabelecer alguma condição ao reconhecimento de filho?

Não, no ato de reconhecimento do filho não poderão constar condições e/ou termo, havendo, serão considerados ineficazes, conforme previsão do artigo 1.613 do Código Civil de 2002.

4. Quais os documentos necessários ao reconhecimento?

RG e CPF dos pais e do reconhecido;
Certidão do estado civil (certidão de nascimento para solteiros e certidão de casamento para casados, separados ou divorciados) expedida pelo Registro Civil a menos de 90 dias;
Certidão de óbito atualizada;
Certidão de nascimento do menor.

Exigências e Documentos Necessários

  • Identidade
  • CPF

 

Dados Pessoais

* Nome/Razão Social (obrigatório)

Nacionalidade

Contatos

* E-mail

* Telefone

Arquivos

Se desejar, envie os documentos listados acima para darmos início ao seu serviço! (Atenção, este envio não descarta a obrigatoriedade de apresentar das versões originais destes documentos no Cartório 15).

Upload de Arquivos ¹:

1 - Termos e Condições do envio de documentos por pdf ao Cartório 15:
Estou ciente de que ao enviar meus documentos digitalmente para o cartório 15, os mesmos só servirão para adiantar o meu atendimento presencial, sendo indispensável a exibição física dos originais no momento atendimento no Cartório 15.