Horários: 8h às 18h, Sábados: Centro: 9h às 14h, Barra: 9h às 15h.
Centro: Rua do Ouvidor, 89 | Barra: Shopping Downtown, Av. das Américas 500, Blc 11, Lj 106
faleconosco@cartorio15.com.br

Pacto Antenupcial

Trata-se de escritura pública, feita em Cartório de Notas, através da qual os noivos que optarem por um regime de bens para o casamento diferente do regime legal da comunhão parcial de bens, podem livremente estabelecer o regime de bens de seu interesse e as relações patrimoniais aplicáveis ao casamento. O Código Civil nos oferece 5(cinco) diferentes regimes de bens, mas os noivos no pacto podem definir seu próprio regime de bens, inclusive misturando figuras dos regimes estabelecidos no Código Civil.

saiba mais...

1. Quais os tipos de regimes de bens previstos no Código Civil de 2012?

Comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens, participação final dos aquestos, separação total de bens e separação legal de bens.

2. O que deve ser feito após a lavratura da escritura?

O casal deve levar a escritura ao Cartório de Registro Civil (RCPN), onde será realizado o casamento e, após o casamento, devem dirigir-se ao Cartório de Registro Geral de Imóveis e requerer o registro do aludido pacto, junto à matrícula do imóvel (1º domicílio), ainda que este imóvel seja locado.

3. Qual o prazo para levar o pacto antenupcial ao RCPN?

Não há prazo. No entanto, o pacto antenupcial somente terá eficácia com a realização do casamento.

4. Quais os documentos necessários para se fazer o pacto antenupcial?

Os noivos devem comparecer ao cartório de notas, antes do casamento, com seus documentos pessoais (RG e CPF originais), certidão de casamento (se divorciado ou viúvo), certidão de óbito (se viúvo).

Exigências e Documentos Necessários

  • Identidade
  • CPF

 

Dados Pessoais

* Nome/Razão Social (obrigatório)

Nacionalidade

Contatos

* E-mail

* Telefone

Arquivos

Se desejar, envie os documentos listados acima para darmos início ao seu serviço! (Atenção, este envio não descarta a obrigatoriedade de apresentar das versões originais destes documentos no Cartório 15).

Upload de Arquivos ¹:

1 - Termos e Condições do envio de documentos por pdf ao Cartório 15:
Estou ciente de que ao enviar meus documentos digitalmente para o cartório 15, os mesmos só servirão para adiantar o meu atendimento presencial, sendo indispensável a exibição física dos originais no momento atendimento no Cartório 15.