Horários: 8h às 18h, Sábados: Centro: 9h às 14h, Barra: 9h às 15h.
Centro: Rua do Ouvidor, 89 | Barra: Shopping Downtown, Av. das Américas 500, Blc 11, Lj 106
faleconosco@cartorio15.com.br

O Tabelionato de Notas

O Tabelião de Notas é um profissional dotado de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial. Ao Tabelião compete:

    • Lavrar escrituras e procurações, públicas;
    • Lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados;
    • Lavrar atas notariais;
    • Reconhecer firmas;
    • Autenticar cópias.

Os serviços notariais serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos.

História do 15º Ofício de Notas

O 15º Ofício de Notas foi fundado em 1918, com sede na Rua da Alfândega, e desde então vem prestando seus serviços com qualidade e eficiência na incessante busca de auxiliar a população a realizar os mais diversos negócios jurídicos.

Em 1998, Fernanda de Freitas Leitão assumiu como quinta Tabeliã deste Ofício de Notas, dando início a um processo de constante modernização das estruturas e das rotinas do Cartório, mediante a informatização dos serviços, a qualificação dos funcionários, sempre com o objetivo de otimizar os mais variados procedimentos, gerar eficiência e satisfação no ambiente funcional e, sobretudo, continuar prezando pela excelência dos serviços prestados.

Fernanda de Freitas Leitão formou-se como Bacharel em Direito em 1991 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, exerceu a advocacia na iniciativa privada e junto à Caixa Econômica Federal. Admitida em concurso público, em 1993, exerceu o cargo de Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e a partir de 1998, passou a atuar como Tabelia do 15 Ofício de Notas do RJ. Desde então, vem se destacando como palestrante em diversos congressos realizados no Brasil, além de publicar em diversos meios, artigos que visam à conscientização da sociedade acerca de assuntos polêmicos como a união estável, o casamento e a adoção por pessoas do mesmo sexo, a união poliafetiva, a usucapiao, entre outros. Em outubro de 2014, a tabeliã conclui um curso de mediação da Universidade de Direito de Harvard (Medianting disputes – Program on Negotiation at Harvard Law School). Atualmente, é também membro da UINL – União Nacional do Notariado Latino.

O 15º Ofício de Notas conta hoje com duas unidades de atendimento: uma no Centro, localizada na Rua do Ouvidor nº 89 e outra na Barra da Tijuca, localizada no Shopping Downtown, destacando-se na prestação de serviços notariais.

Matriz Centro

R. do Ouvidor, 89 Centro,  Rio de Janeiro – RJ
CEP 20040-040
Tel: (21) 3233-2600

Filial Barra da Tijuca

Av. das Américas, nº500, Bl 11, Loja 106, Barra
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (41) 3154-7161

Fale Conosco

7 + 13 =